quinta-feira, 22 de abril de 2010

Milagre ou Ilusão?

A ditadura militar, que ocorreu no Brasil no período de 1964 a 1985, é um período que marcou a vida de muitas pessoas pois foi marcado pela falta de democracia, censura, perseguições, a todos aqueles contra o regime militar.

Com a crise de 1961 que o país vinha enfrentando devido à renúncia de Jânio Quadros, assumiu a presidência o vice João Goulart num clima adverso. Depois dele alguns governos como o de Castello Branco, Costa e Silva e o da Junta Militar ainda se passaram, mas foi quando o general Emilio Garrastazu Médici assumiu a presidência da república, que o “milagre econômico” aconteceu. O país vivia um período de muita repressão à luta armada, forte censura a jornalistas e artistas.

Apesar de ser considerado o governo mais duro e repressivo, na área econômica o Brasil crescia rápido, foi um período que durou de 1969 a 1973, o PIB brasileiro crescia com uma taxa de quase 12% ao ano, e a inflação estava quase a 18%. Graças aos investimentos estrangeiros o país conseguiu avançar e obter uma boa base de infra-estrutura. Muitos empregos também foram gerados, e algumas obras chegaram a ser consideradas faraônicas, como a ponte Rio-Niterói e a hidrelétrica de Itaipu.

Todo esse investimento teve um preço muito alto, pois a dívida teria de ser paga no futuro. Os empréstimos causaram uma dívida externa muito alta para os padrões de economia do Brasil. No ano de 1976 o presidente Ernesto Geisel anuncia ao mundo a falência do modelo de crescimento com endividamento externo, e o povo é obrigado a pagar as contas por meio de pacotes, ajustes e planos de estabilização criados pelo governo. A partir daí então a economia entra na longa estagnação econômica que durou mais de 30 anos.

O milagre, que na verdade era uma ilusão, tratava-se de uma economia baseada no objetivo de extrair juros sobre juros indefinidamente obtendo empréstimos estrangeiros e os aplicando internamente, o grande valor desses empréstimos então passou a ser uma grande dívida que transformou em reféns o povo brasileiro. O Regime Militar fez com que a economia brasileira se tornasse a “economia do desperdício”, e as medidas provisórias serviram apenas para coagir o povo e fazer com que ele pagasse uma conta que não é sua.


Dário Rodrigues de Souza

Um comentário:

  1. Veja a “falta de democracia” já implica em “censura, perseguições, a todos aqueles contra o regime militar”. Visto que democracia pressupõe multiplicidade de idéias, conflito entre oposição e posição, manifestações públicas e liberdade de expressão.
    Seria possível interpretar que o golpe foi uma barganha entre as multinacionais e os militares e que abertura política formou parte desse mesmo acordo? Uma questão para refletir.
    Adriana Martinez

    ResponderExcluir